Quer fugir do estresse e da ansiedade das crianças nas férias? Então leia isso…

As férias são um tempo divertido e alegre, mas também muito agitado, e o estresse e ansiedade nas crianças podem acontecer.

Durante as férias, há muitas atividades divertidas e eventos acontecendo, tanto em casa, na sua cidade e até em escolas. E, embora isso possa ser uma coisa boa, a realidade é que toda essa agitação significa que os horários muitas vezes saem fora do padrão, as horas de dormir são prorrogadas e as rotinas são interrompidas…

Como resultado, temos noites mal dormidas, rotinas desestabilizadas, alimentação precária e com tudo isso é inevitável que as crianças possam sentir algum grau de estresse e/ou ansiedade nas férias.

A seguir, listamos algumas dicas que podem te ajudar a lidar com o período.

Vamos lá?

1. Tente ser exemplo e relaxe

Tal como acontece em tantas outras ocasiões, a forma como os pais lidam com uma situação pode definir o tom de como os filhos se comportam.

Se você deixar o estresse das férias chegar até você, seus filhos definitivamente irão tê-lo também, e muito provavelmente a ansiedade das crianças será um problema pra você. Para minimizar a ansiedade nas crianças durante as férias, tome medidas para lidar com seu próprio estresse e ansiedade.

2. Planejar condições que favoreçam o bom comportamento

Evite levar sua criança para lugares como o shopping quando ela estiver com fome ou cansada, como sem o cochilo habitual. É difícil, mesmo para os adultos, lidar com o ruído e muita estimulação quando eles não estão se sentindo bem dispostos. Crianças ficam com fome com mais frequência e cansadas com mais facilidade, podem ter dificuldade em ter o seu melhor comportamento nessas situações e surgir uma bela birra.

3. Tente manter a rotina o mais próxima possível

As férias podem gerar uma grande confusão na rotina da família, e isso pode desempenhar um grande papel na ansiedade de sua criança.

Para reduzir a ansiedade da criança, leve-as à cama no mesmo horário, mantenha o mesmo ritual do sono, sempre quando possível.

Tente fazer a rotina voltar ao normal uma vez que um evento ou uma festa acabou. Por exemplo, se uma reunião social vai além da hora de dormir de sua criança, tente manter as atividades tranquilas e relaxantes no dia seguinte e leve seu filho no horário habitual à cama na próxima noite.

Quer saber mais dicas de como manter a rotina de sono do bebê durante as férias? Veja esse vídeo a seguir.

4. Preste atenção ao que está oferecendo para ela comer

Outra coisa que pode se perder no meio do caminho do burburinho das férias é uma alimentação saudável. As opções mais fáceis facilitam a nossa rotina nas férias, mas nem sempre são opções mais saudáveis…

E a alimentação desregrada e não saudável pode contribuir para a falta de sono, gerando mais estresse e ansiedade nas crianças.

Sempre que possível, ofereça petiscos saudáveis, como salada de frutas, espetinhos de queijo branco, tomate cereja e pão de forma integral, pipoca, milho cozido, sanduichinho de patê de iogurte, limite bolachas doces. Tente minimizar o número de doces em casa e carregue sempre uma opção mais saudável para quando sairem e casa.

A alimentação influencia e muito no sono do bebê e da criança. E se você quer que sua criança durma bem mesmo nas férias, clique aqui e veja o que dar para ela comer.

5. Leve-a para atividades ao ar livre

O ar fresco e os exercícios são essenciais para impulsionar o humor, o que pode aliviar o estresse e ansiedade das crianças. Certifique-se de agendar algum tempo para levar sua criança a um passeio ao ar livre para correr e brincar. Para mais dicas sobre atividades físicas, clique aqui.

6. Evite o excesso de programação

Por mais tentador que seja para aceitar todos os convites de amigos e familiares, tente limitar suas festas e atividades para que você e seu filho não estejam sobrecarregados. Um ou dois eventos por semana podem fazer bem, mas ter uma obrigação sempre pode estressar ambos.

Relaxe, não precisa fazer mil planos. O ócio é muito importante para a criança também, sabia?

De acordo com a educadora Rosely Sayão:
“Mas muitos – em geral, a mãe – se desesperam porque pensam que precisam criar a cada dia uma programação diferente com os filhos. O melhor é deixar que a própria criança encontre o que fazer em casa. É preciso saber que isso não é fácil, porque elas vivem conduzidas o tempo todo e, portanto, nem sabem do que gostam, tampouco costumam usar a criatividade e a imaginação para inventar o que fazer. Ficam entediadas e atrás da mãe o dia todo, perguntando o que devem fazer. É bom deixá-las ficar nesse tédio por um período. Depois, ele passa a ser ócio, e é bom para a criança ficar ociosa por um período, porque a coloca num estado de criar experiências que permitirão que ela aproveite muito!”

7. Peça ajuda a sua criança

As crianças adoram ajudar os pais, especialmente se eles recebem muitos elogios por serem responsáveis ​​e úteis.

Se você tiver que fazer compras, peça a sua criança para ajudá-la a procurar um item na loja, se está preparando o jantar, peça ajuda para colocar a mesa…

Dar a sua criança uma tarefa não só aumentará sua autoestima, como também a distrairá e ajudará a evitar qualquer estresse e ansiedade durante as férias.

Quer saber mais sobre isso, clique aqui.

8. Programe algum tempo tranquilo juntos

Ter um pouco de paz e tranquilidade com o seu filho é mais importante do que uma movimentada temporada de férias. Encontre um canto quieto e leia um livro com seu filho ou crie fotos de férias para a vovó e o vovô. Dê um passeio na natureza, longe do barulho, de multidões e obrigações.

9. Aproveite o tempo livre de sua criança para um exercício sobre solidariedade

Um grande antídoto para o estresse das férias de fim de ano e para o comercialismo voraz da temporada que vem junto é ensinar seu filho sobre a solidariedade.

Ajudar outras pessoas, seja por a varrer a calçada de seu vizinho idoso ou separar brinquedos para doação e entregá-los para uma entidade local, vai ajudar seu seu filho a tornar-se uma criança mais solidária, que sabe partilhar e colaborar com a sociedade.

O início da férias escolares não deve assustar, é totalmente possível programá-la de acordo com nossa rotina. Se programou uma viagem, se receberá visitas, se ficará curtindo apenas sua família em casa, não importa a situação, relaxe e divirta-se com sua família.

Boas férias!


Gostou? Compartilhe conosco como encaixa as férias escolares em sua rotina. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui